sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nicki Minaj

Saint James, Porto de Espanha -  Trinidad e Tobago / 29 anos – R&B, Hip-Hop, Rap – Dois álbuns de estúdio.


Eu sempre pensei sobre o fato de não surgirem mais artistas inovadores na música, mas precisamente no rock, desde a época que Bowie criou o Ziggy Stardust. Não apareceu tal surpresa no rock, então tive que me contentar em escrever sobre outros estilos, como o Rap/Hip-hop e os alter-egos da Nicki Minaj. Analisando a história dela e o porquê de todas aquelas cores nas roupas e todas as perucas que ela usa, conclui que ela inovou o universo Pop em pleno tempo onde nada mais parecia ser original.

O ínicio do sucesso:
Tudo “começou” em 2009 quando depois de passar por tantas coisas em sua vida, Onika Tanya Maraj resolve gravar e lançar três mixtapes e assinar um contrato com a gravadora Young Money, lançando seu álbum de estreia, Pink Friday, em novembro de 2010. Se o rapper norte-americano Lil Wayne não tivesse a-descoberto e garantisse o contrato com a gravadora, talvez o mundo demorasse mais para descobrir essa artista. Sim,  não apenas uma rapper, uma artista.

Minaj foi conhecida por seu talento único graças ao seu estilo de rap com ritmo rápido e misturado com o R&B em conjunto com o uso de alter-egos e figurinos e perucas extravagantes e coloridos.

Minaj trabalhou como assistente administrativa, garçonete, tentou trabalhar como atriz, mas não recebia bons papeis, se tornou rapper, gravou uma música para o WWE e saiu de um grupo por não fazer sucesso. Ela sempre buscou por algo grande em que pudesse receber reconhecimento.

As músicas:

Diferentes de outras rappers, a Nicki Minaj não sente uma necessidade de usar palavrões e letras sobre sexo para se destacar entre as cantoras do estilo. Ela pensou em usar dessa barganha para se sobressair, mas pensou melhor e resolveu fazer diferente. Em entrevista à revista Interview, Minaj comentou sobre sua imagem sexual, mais uma vez afirmando: "Eu fiz uma decisão consciente para tentar suavizar a sensualidade, eu quero que as pessoas — especialmente as meninas —, saibam que na vida, nada vai ser baseado em atração sexual. Você tem que ter algo mais do que isso."


Alter-egos:

Enquanto cresceu, Maraj era cercada de problemas como o vício em drogas do pai e ter sido criada pela mãe sozinha. Para fugir dos problemas da vida real, ela criou personagens (alter-egos) em sua imaginação e vivia sua vida através deles. Em entrevista à revista New York Magazine, ela declarou: "Eu ficava longe de toda aquela luta, imaginava ser uma nova pessoa. 'Cookie' foi a minha primeira identidade, que ficou comigo por um tempo. Fui para a "Harajuku Barbie", depois "Nicki Minaj". A fantasia era a minha realidade."


Harajuku Barbie:  É um dos primeiros alter egos da Nicki e que sobreviveu até hoje. É o mais inocente, o que aparece com a voz fina nas músicas Sweet Dream (Remix), Bedrock e Monster. No Twitter e em aparições públicas e entrevistas, Minaj se refere a seus fãs como o "Barbz", e ao seu publico gay como "Ken-barbz”.


Teresa: “Nasceu” em 18 de novembro de 2010. Teresa usa um lenço colorido na cabeça, é considerada uma "curandeira para seus fãs", visitou a fundação The Garden of Dreams Fundation no Fuse Studios em Nova York.


Rosa: Em 6 de dezembro de 2010, apresentou um outro alter-ego, de inspiração espanhola.

Roman Zolanski: Foi criado para o Pink Friday. Ela afirma que ele nasceu dentro dela, de raiva, e se torna ele quando ela está com raiva. Roman tem sido comparado a "Slim Shady", alter ego de Eminem, em "Roman's Revenge", faixa do Pink Friday, Minaj e Eminem colaboraram juntos com seus alter-egos. Sobre a colaboração, ela disse: "O novo álbum vai ter muitos Roman... E se você não tiver familiarizado com o Roman, então você estará familiarizado com ele muito em breve. Ele é o garoto que vive dentro de mim. Ele é um lunático e ele é gay e ele vai aparecer muito lá [no álbum].


Curiosidades:


Embora algumas canções e entrevistas dê a entender que Minaj é bissexual, ela não confirmou.  Ela apenas fala para as garotas para deixar a autoestima delas elevada. “E eu digo, meninas são lindas e sexys, e elas precisam saber que, se não tiver ninguém para dizer isso, eu vou dizer-lhes isso.”
Minaj é uma cristã, e no Natal de 2011, ela declarou a sua fé em Jesus por twittar o verso João 3:16 da Bíblia cristã. Ela afirmou que depois que seu pai foi para a reabilitação e começou a frequentar a igreja "ele foi salvo e começou a mudar sua vida." Minaj afirma que seus heróis são "Deus. E a minha mãe."


Nicki Minaj - Pound the Alarm

É claro que em cada pessoa existe a preferência por um estilo de música. Alguns preferem rock, outros um estilo mais culto. Mas a intenção do Pop é divertir. A intenção da Nicki Minaj é poder usar sua liberdade e mostrar as mulheres que elas podem ser o que quiserem. Por que nós vamos limitar o conceito de ser 'artista'?

Lily.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...