domingo, 26 de janeiro de 2014

Rock não é pesado!

Quando alguém pergunta qual estilo você curte e você diz: Rock, as pessoas logo associam (na maioria das vezes, pelo menos comigo) a um som pesado ou obscuro.

Isso talvez tenha acontecido devido a imagem criada pelas pessoas que desconhecem as características e história do estilo, assim como desvalorizamos o pop sem entender sua grandiosidade e expansão (veja aqui).

E é por isso que afirmei no título, que o Rock não é pesado. Esse é um gênero popular com raízes no Rockabilly ( junção do rock com a música hillbilly - country dos anos 40 e 50), também veio logo apos o blues.

E sabe qual é a característica marcante do blues? O uso de notas tocadas ou cantadas em uma frequencia baixa, evitando notas de escala maior.

The Rolling Stones - Wild Roses


E para concretizar ainda mais minha afirmação, estudando o pop encontrei a seguinte citação: "(o pop) ... é caracterizado como uma versão mais leve do  rock n' roll."

Até que eu possa querer dizer que o Hard Rock ou o Glam Rock sejam mais "pesados", ao me lembrar dos temas e de todo o glitter e purpurina, não me atrevo a chamar esse um estilo musical agressivo.

Mas se formos comparar o rock com seus antecessores, veremos mais ainda como ele fica para trás em termo de peso e brutalidade.




Observe as definições do Heavy Metal de acordo com All Music: "De todos os formatos de rock, essa é a forma mais extrema, em termos de volume e teatralidade". Menos síncope, menos blues, mais enfase no espetáculo e mais força bruta.


Perceberam? O que venho falando é do Rock puro.

O universo musical é cheio de variações em estilo. Se buscarmos um pouco mais, é certo encontrarmos estilos mais potentes. Mas o Rock n' Roll, aquele do Chuck Berry, do Elvis Presley e do Rolling Stones, não é tão pesado assim....


Lily.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...